kula


Um desafio
Janeiro 21, 2008, 1:02 pm
Filed under: geral

Os sistemas universitário e científico estão a mexer. Mas estarão a mexer na direcção ideal? Muit@s de nós gostariamos de vê-los mexer também noutras direcções. Gostaríamos de mais participação, de menos mercantilização, de menos audit culture, de mais tertúlia, partilha de conhecimentos e experiências, menos hierarquia e carreirismo, menos formatação, mais rejuvenescimento. Menos mais-do-mesmo; mais liberdade.

Venho desafiar-vos para aderirem ao kula. Trata-se de cursos livres com as seguintes características: a) de livre acesso a todos os interessados, sem pré-requisitos para além do domínio de idioma eventualmente necessário a algum curso; b) inteiramente grátis e sem remuneração d@ formador/a; c) não conducentes a um grau; d) sem ligação às estruturas universitárias e seus curricula.

O CEAS/CRIA disponibilizou-se para ser a instituição emissora de um simples certificado de conclusão de um curso, fornecendo também o local. Em breve será criado blog próprio para divulgação. Nesta fase gostaria de receber manifestações de interesse por parte de quem gostasse de oferecer um ou mais cursos, enviando mail para mim.

Os cursos propostos – sobre teorias e autores, contextos etnográficos e regionais, temáticas, métodos e técnicas, marginalia, etc. (a variedade é infinita, desde um curso sobre Richard Rorty até um curso sobre Ficção Científica e Antropologia, passando por cursos sobre Páginas Web para Antropólogos ou autênticas optativas que muitos perdemos a oportunidade de fazer…). Quanto à tipologia dos cursos, podem ir de 1 dia intensivo até várias sessões ao longo de meses, dependendo do que se pretenda. Quem “formar” poderá vir a ser “formado” por um dos “formandos” e assim sucessivamente. Kula. Cool.Espero que este desafio seja a vossa praia!

miguel vale de almeida


2 comentários so far
Deixe um comentário

Isto é democracia a sério. Obrigado, e parabéns pela iniciativa.

Comentar por vasco

Acabei de descobrir os Kula e, sei lá, estou maravilhada. Ainda para mais da autoria do Miguel. É pá, estou tão contente 🙂

Comentar por Irene Maria




Deixe um comentário